PORTO ALEGRE EM FOCO

domingo, 29 de julho de 2012



EDIÇÃO ESPECIAL
CALÇADOS DE INVERNO E SUA ORIGEM



COTURNO


 
 
 
Chamados de “ combat boots “ ( botas de combate ), esse calçado surgiu no início do século passado e era exclusivamente usado por soldados devido sua praticidade de uso ,durabilidade e conforto.
 

Por sua imagem estar relacionada a força , luta e conquista, muitos jovens aderiram a este calçado que também alcançou destaque popular e virou cultura entre as “ tribos “ :
Na década de 70 no auge do movimento punk, nas décadas de 80 e 90 góticos e grunges.
E, também, na industria, ele foi peça fundamental entre operários.





Responsáveis por garantir muito estilo e deixar o look atualizado, são capazes de tornar descolados até mesmo o visual mais básico.

Essas peças podem compôr um look rock’n roll, como também, quebrar o romantismo de produções mais delicadas.








É possível criar vários looks conforme o seu estilo, já que esse ano os coturnos aparecem repaginados, irreverentes, coloridos, estampados e cheios de estilo.


























Clássico, formal, despojado ou alternativo, eles complementam qualquer estilo e remetem atitude ao visual masculino e feminino, seja nas passarelas ou no dia-a-dia.

















------------------------------------------------------------------------------------------



BOTAS  DE MONTARIA

As botas de montaria (  riding boots ) são inspiradas nos praticantes de hipismo e além disso também usadas em fazendas e ambientes rurais. As ridings são geralmente, de salto baixo ou sem salto, tem bico arredondado, o cano é longo e vai, aproximadamente, até a altura do joelho.









Por ser um calçado versátil, a maneira mais básica de compor looks é com calça justa, seja ela legging ou skinny ( preferencialmente jeans escuros ). E, para dar um contraste ao visual, na parte de cima prefira blusas, t-shirts, cardigãs, camisas, enfim, ouse na criatividade, conforme o clima.

 




 

Se optar usá-la com saias, vestidos ou shorts quando for escolher uma meia-calça, prefira a da mesma cor da bota, pois desta forma passa a idéia de um corpo alongado, ideal para mulheres de estatura baixa.


 





Com conforto e elegância garantidos, é muito fácil de combinar este estilo de botas com looks diferenciados.















...E nas passarelas, com presença marcante, remete charme e elegância  .













----------------------------------------------------------------------------------------------------------

SLIPPER


A origem vem da nobreza; pois eram confeccionados em veludo e bordados com iniciais e brasões, os aristocratas britânicos costumavam usá-los quando recebiam convidados para eventos formais em casa.
Também são conhecidos como Prince Albert Slippers (pantufas do Príncipe Albert).





Depois da febre dos mocassins e oxfords, é a vez dos slippers surgirem como a aposta fashion para a temporada fria. Conhecidos também como loafer, ele está sendo um dos hits da moda outono/inverno 2012.



















Aproveite para compor looks descontraídos com shorts, calças, saias, vestidos,  e também aposte na elegância com peças de alfaiataria.



















Enfim, ele caiu no gosto das mulheres que não abrem mão do conforto, pois é um calçado versátil podendo ser facilmente combinado com vários tipos de peças deixando seu visual moderno e com toque de requinte, compondo looks (para o dia e também para a noite)  nos dias em que a temperatura, no inverno, está mais amena.




















E também está presente nas passarelas, tanto no feminino...




...quanto no masculino.

...e das passarelas para as ruas...






...inclusive entre as celebridades.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Origem e diferença entre
Oxfords e Brogues


Oxfords



Oxford: originalmente, vindos da Inglaterra no século XVII, por volta de 1640, desenhado para homens na época, o modismo entre estudantes da Universidade de Oxford foi tão grande que deu origem ao nome do sapato. Devido a sua popularidade, essa versão masculina caiu no gosto das mulheres e logo passou a fazer parte do closet feminino, também. Na época, eram usados em ocasiões formais, depois tornaram-se comuns nas ruas.




Características: O oxford original tem um design clean com traços limpos, suas ponteiras são demarcadas com costuras com aplicação em couro e com amarrações.



Porém, ele ganha variações...



...MELISSA


...ROMÂNTICO (verniz )


...FLORAL






...POÁ ( remetendo estilo retrô )








...COM RENDA





 




...VAZADOS










COLORIDOS...

 





...COM SPIKES , TACHAS E CAVEIRAS










...COM SALTOS








...METALIZADOS E GLITER
















...XADREZ 






...PRINTS  ONCINHA E COBRA













Como usar: este modelo pode ser usado tanto para mulheres que gostam do estilo moderno, romântico ou clássico. Independente da idade, o importante é você sentir-se bem e sustentar o estilo na hora da produção.



























Quando o assunto é juntar estilo, conforto e versatilidade, o sapato que foi pego “ emprestado “ do guarda-roupas masculino, ganha versões especiais e acaba tornando-se ícone entre as mulheres, tomando conta do mundo fashion.














----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Brogue



Brogue: São calçados rústicos ( modelo de sapato semelhante ao oxford ), que eram utilizados entre os trabalhadores rurais da Irlanda e Escócia em meados de 1790. No século XIX eram usados em ocasiões informais, porém requintadas entre os fazendeiros.

Já no século XX, esse modelo difundiu-se no EUA compondo looks casuais e refinados e quando sua produção traz cores diferenciadas, inclusive os bicolores ( que ficou famoso na época ) tornaram-se referência para os homens na década de 1920.





...depois,as mulheres na época,  aderiram à esse modismo










Características: Por ser uma derivação do oxford, o design é parecido porém, o diferencial é o recorte em formato “ M “ invertido. Outra característica principal são os furinhos que formam desenhos e costuras que acompanham os recortes do couro, funcionando como trabalho decorativo, criando efeitos diferentes.E além disso, os furinhos, também, tinham a função de escoar a àgua quando os homens passavam por terrenos molhados como pântanos ou quando iam caçar patos em lagos.








...COLORIDOS












...ROMÂNTICOS (COM RENDA)



...METALIZADOS E GLITER
...FLORAIS



...COM SALTO






...ABOTINADOS








LOOKS COM BROGUE

















...LOOKS MASCULINOS














...NAS PASSARELAS














O nome Brogue não é muito comentado porém, muitos editoriais de moda já usam este termo. Mas, é comum ver os brogues sendo chamados de oxfords, inclusive em lojas de calçados.




Compra inteligente




Na hora da compra,é importante optar por um calçado que combine com seu estilo.Escolha um modelo do qual você possa aproveitar bastante para compor looks variados.
Não caia na armadilha fashion ,comprando só por modismo.





























4 comentários:

  1. Espero que tenham gostado!Levei alguns dias e adorei fazer esse post!bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito linda a coleção, parabens adorrei todas.

    ResponderExcluir
  3. Oi =)
    Tudo bom??

    Adorei seu bloguito, muito lindo e com conteúdos incríveis! E é claro que já estou seguindo!

    Ficaria muito feliz se pudesse visitar o meu também! Tenha uma linda noite!!

    Beijocas,
    www.samifobia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Sâmi!!!Com certeza vou te visitar e seguir tbm!Adorei sua visita!bjs

      Excluir

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...