VINTAGE E RETRÔ ,QUAL A DIFERENÇA?
Vintage:
A definição objetiva para o Vintage, trata de objetos ou produtos que possuem sua forma original desde que foram criados, ou seja, é o antigo conservado da mesma forma com o passar dos anos. Portanto, o Vintage refere-se à algo de época. E o termo vintage foi incorporado pelo mundo da moda para designar peças que marcaram época, como roupas ou acessórios.
A definição do Aurélio para Vintage, refere-se à: Produção ou colheita de determinado período, data de origem ou fabricação, idade, determinada safra...e está relacionado ao período da safra vinícola.
Retrô:
E quanto ao retrô, é um produto novo , mas criado com as mesmas características do modelo antigo. Portanto, Retrô é uma repaginação com inspiração no vintage.
A moda retrô é a releitura de roupas que remetem aos estilos de décadas antigas ( vintage ) a partir dos anos 20 aos 60.
Com a proliferação do consumo de moda, usar peças que mereçam o título de eternas, virou um diferencial. Além de roupas, o retrô também faz referência às bijuterias, artigos de decoração e é visto frequentemente em editoriais de moda.
Para ser considerada uma peça assim, elas precisam representar o estilo de época em que foram criadas.
Década de 40 ( vintage ) e ao lado a releitura ( retrô )
Década de 50 ( vintage ) e ao lado a releitura ( retrô )
Outro exemplo: Telefone original ( vintage ) e ao lado a releitura ( retrô )
Esse visual alternativo vem conquistando pessoas nas últimas décadas, principalmente os jovens.
É um estilo que está na moda e faz parte do jeito de vestir-se bem da mulher moderna e contemporânea que incorpora no seu guarda roupas peças antigas que já fizeram sucesso no passado.
Destaque para a foto acima, para a Steffy Kuncman, uma referência do vintage. Virei sua fã!
Mas tenha cuidado, pode até ser vantajoso por conta dos preços ( mais baixos ), mas é preciso estar atento para não ficar com peças que apenas irão encher seu armário e jamais serão usadas.
Acima, imagem de um brechó Europeu com peças originais.
Acima , imagens de vestidos de décadas antigas para venda em um brechó virtual.
E para você não errar na composição, basta apenas misturar algumas peças consideradas retrô ou vintage com peças atuais, assim você agrega identidade exclusiva ao visual.
E fica aqui a garota que considero muito estilosa e criativa, da qual eu virei fã: Steffy Kuncman!!!
...na foto acima, Steffy é entrevistada por uma editora de moda !
Oi! adorei o post e sou apaixonado por vintage e retrô, tbm copiei alguns conceitos do seu post pra inserir num post que estou fazendo pra o meu blog, trata-se de vintage e retrô tbm! Se quiser conferir, estarei liberando nos próximos dias. Ahh os seus créditos lhe serão dados! tbm sou super contra a quem "rouba" as postagens alheias e não dá os créditos, gostei do seu blog tbm! Abraço.
ResponderExcluirwww.narcisofigueredo.blogspot.com.br
;D