Origem da padronagem Pied-de -Poule
O tecido pied-de-poule provém do tecido de lã do príncipe de Gales, e o efeito de xadrez é uma combinação alcançada pela forma de tecelagem e pelo contraste das cores.
No século XIX, este tipo de tecido popularizou-se principalmente pela alta sociedade inglesa.
Mas, nesta mesma época na França, começam a nascer os primeiros xadrezes de composição desenhadas, que mais pareciam uma variação de quadrados, sendo originalmente feito apenas em preto-e-branco.
A criatividade no tear, através do entrelaçamento dos fios de trama com os do urdume, começam a produzir uma espécie de desenho em gancho com formato em pontas parecido com os pés de uma ave. Cria-se então, o famoso pied-de-poule (pé-de-galinha em francês).
E, a partir disto, quando o padrão é executado em desenho ampliado recebe o nome de pied-de-coq (pé-de-galo).
Uma ressalva: Para quem não sabe o que é URDUME.
A criação de um tecido é composta por dois conjuntos de fios que se entrelaçam em ângulos retos. Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de “trama” e os fios dispostos no sentido vertical de fios de "urdume" . Trama e Urdume entrecruzados, formam o tecido. Simples assim.Veja a figura abaixo:
Dando segmento...
Chanel revolucionou o guarda-roupas feminino na década de 20 adaptando a padronagem que era uso exclusivo de alfaiataria masculina, em peças como o tailler.
Atualmente,essa padronagem clássica e elegante, é mais associada á peças de inverno como o tecido de tweed (tecelagem pesada e com fio resistente).
E com o passar do tempo, essa estampa atemporal passou a ser usada na confecção de saias, vestidos, blusas, etc.
Coco Chanel
Chanel e sua modelo usando o clássico tecido tweed que transformou-se
em símbolo de elegância e luxo.
Diferença entre as duas padronagens referente ao seu grafismo:
Pied- de- poule (tradução do francês, pé de galinha) seu tamanho é pequeno e tem Três pontas.
Pied-de-coq: (tradução do francês, pé de galo) seu tamanho é maior e tem quatro pontas.
O gosto de Christian Dior pela padronagem, também foi muito além, pois o estilista utilizou o pied-de-poule não só em suas coleções, mas também na embalagem das caixas de perfumes em 1948.
A atriz francesa Marion Cotillard foi a garota-propaganda usando peças criadas pelo estilista Christian Dior na década de 1940 á 1950. O ensaio foi clicado pelo fotógrafo Jean Baptiste Mondino.
Adventure outfit, da coleção Haute Couture Primavera/verão 1948
por Christian Dior.
Sua primeira versão foi o vidro de forma arrendondada.
E na versão atual a estampa é gravada no próprio vidro que tem formato retangular.
Pied-de-poule nas embalagens dos perfumes Dior
Atualmente, a padronagem sai do clássico P&B e ganha novas versões em cores.
Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel,foi uma importante estilista francesa.Suas criações influenciaram a moda mundial. Ela nasceu em 19 de agosto de 1883, Saumur, França e faleceu em 10 de janeiro de 1971.
Karl Lagerfeld (designer de moda alemão, artista e fotógrafo) assumiu o legado deixado por Chanel e através de suas pesquisas do arquivo da Maison. O diretor criativo e Designer chefe da grife, reinterpreta cada coleção , inclusive usando o tecido de tweed, inovando sempre e buscando inspiração no ícone da moda que é até hoje Grabrielle Chanel.
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.