PORTO ALEGRE EM FOCO

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

VINTAGE E RETRÔ

VINTAGE E RETRÔ ,QUAL A DIFERENÇA?





Vintage: 
A definição objetiva para o Vintage, trata de objetos ou produtos que possuem sua forma original desde que foram criados, ou seja, é o antigo conservado da mesma forma com o passar dos anos. Portanto, o Vintage refere-se à algo de época. E o termo vintage foi incorporado pelo mundo da moda para designar peças que marcaram época, como roupas ou acessórios.
A definição do Aurélio para Vintage, refere-se à:  Produção ou colheita de determinado período, data de origem ou fabricação, idade, determinada safra...e está relacionado ao período da safra vinícola.


Retrô:
E quanto ao retrô, é um produto novo , mas criado com as mesmas características do modelo antigo. Portanto, Retrô é uma repaginação com inspiração no vintage. 

A definição do Aurélio para  Retrô , refere-se à: atrás, para trás, retroceder, inspirado por um passado recente, especialmente entre 1920 e 1960 ( diz-se de moda, estilo, decoração, obra artística, literária, etc..).



A moda retrô é a  releitura de roupas que remetem aos estilos de décadas antigas ( vintage ) a partir dos anos 20 aos 60.
Com a proliferação do consumo de moda, usar peças que mereçam o título de eternas, virou um diferencial. Além de roupas, o retrô também faz referência às bijuterias, artigos de decoração e é visto frequentemente em editoriais de moda.
Para ser considerada uma peça assim, elas precisam representar o estilo de época em que foram criadas.

Década de 40 ( vintage )  e ao lado a releitura  ( retrô ) 


Década de 50 ( vintage )  e ao lado a releitura  ( retrô ) 


 
Outro exemplo: Telefone original ( vintage ) e ao lado a releitura ( retrô )





Esse visual alternativo vem conquistando pessoas nas últimas décadas, principalmente os jovens.
É um estilo que está na moda e faz parte do jeito de vestir-se bem da mulher moderna e contemporânea que incorpora no seu guarda roupas peças antigas que já fizeram sucesso no passado.

Destaque para a foto acima, para a Steffy Kuncman, uma referência do vintage. Virei sua fã!









E atento a esse movimento, o mundo fashion também tem adotado essa tendência. Muitas grifes lançam sub-coleções, e as lojas ( fast-fashion ) dão o ritmo no mercado. Afinal, usar peças que mereçam o título de eternas, virou um diferencial.













E se você aprecia o vintage, o melhor lugar para se encontrar peças originais e com exclusividade, são os brechós.
Mas tenha cuidado, pode até ser vantajoso por conta dos preços ( mais baixos ), mas é preciso estar atento para não ficar com peças  que apenas irão encher seu armário e jamais serão usadas.

Acima, imagem de um brechó Europeu com peças originais.


Acima , imagens de vestidos de décadas antigas para venda em um brechó virtual.



Tenha em mente que " Estilo Vintage ou  Retrô " não é qualquer peça de alguma década passada e sim refere-se ao melhor de cada década em todas as suas categorias, portanto, se você optar por esse estilo, não saia vestido dos pés à cabeça para não deixar seu look pesado e caricato.

E para você não errar na composição, basta apenas misturar algumas peças consideradas retrô ou vintage com peças atuais, assim você agrega identidade exclusiva ao visual.
















O importante é ousar e reinventar, pois com criatividade e elegância é possível compôr um look único com charme, no melhor estilo e ainda continuar na moda.

E fica aqui a garota que considero muito estilosa e criativa, da qual eu virei fã: Steffy Kuncman!!!

















...na foto acima, Steffy é entrevistada por uma editora de moda !

Um comentário:

  1. Oi! adorei o post e sou apaixonado por vintage e retrô, tbm copiei alguns conceitos do seu post pra inserir num post que estou fazendo pra o meu blog, trata-se de vintage e retrô tbm! Se quiser conferir, estarei liberando nos próximos dias. Ahh os seus créditos lhe serão dados! tbm sou super contra a quem "rouba" as postagens alheias e não dá os créditos, gostei do seu blog tbm! Abraço.

    www.narcisofigueredo.blogspot.com.br


    ;D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...