SPIKES E SUA ORIGEM
A origem dos Spikes ( que significa prego, grampo ou espinho ) teve inicio na cultura punk durante os anos 70. E esses acessórios eram usados pelos adeptos do movimento em suas jaquetas, coletes, casacos, cintos e peças de couro.
A identidade visual desse movimento com a utilização dos spikes, é derivada do Rock’n Roll, quando os ícones e ídolos mais estilosos começaram a aplicar tachas em suas jaquetas de couro ou jeans.
O conceito de usar peças metálicas nas roupas foi inspirada, casualmente, com uma tática que os motoqueiros que utilizavam.
As motos Harley Davidson sempre foram caras devido a sua fabricação de forma manual.
Por esta razão, durante os percursos na estrada, quando elas sofriam impacto, alguns parafusos acabavam caindo e ficavam soltos pelo caminho.
Como esses parafusos geravam um custo muito alto para comprar e repor a todo o instante, os motoqueiros recolhiam do chão para que pudessem apertá-los no próximo posto e continuar sua caminhada normalmente. Com isto eles aplicavam em suas jaquetas para não perder. Esta prática pegou e logo era comum ver os motoqueiros com suas jaquetas incrementadas com aquelas peças metálicas.
Pronto, logo isto acabaria virando moda tanto para motoqueiros, como roqueiros e mais ainda no movimento PUNK.
ESTILO PUNK
O punk teve seu primeiro estilo próprio difundido com a estilista Vivienne Westwood, dona da loja de roupas Sex que abasteceu as primeiras bandas punks na Inglaterra.
O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos como: alfinetes, patches (adesivos), lenços no pescoço ou à mostra no bolso
traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, bondage pants (calças xadrez com vários zípers nas pernas), bottons de bandas punk e de protesto, jaquetas de couro com rebites, taxas, spikes e mensagens inscritas nas costas, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano (colorido ou espetado, etc).
Após o sucesso comercial do punk rock e o surgimento dos primeiros street-punks, o caráter colorido, excêntrico e atrativo da primeira geração dá lugar ao estilo mais monocromático, opaco e agressivo.
ORIGEM DO MOVIMENTO PUNK
Se pesquisarmos profundamente,veremos que as subculturas tem suas origens muito antes do que imaginamos.
Mas vamos analisar a partir de uma determinada época e fazer um resumo da evolução, até chegarmos na origem do Punk.
Neste período podemos citar o surgimento dos: gangster, as gangues de ruas, o movimento nudista, as gangues de motocicletas ou bikers, o movimento rockers, a beatle mania, os hippies, os nerds, etc...
A crescente busca por uma política de consciência e identidade própria, combinados com uma série de outros interesses fez surgir outras subculturas que já estavam em processo de transformação.
Na década de 1970 em Londres, cerca de 200 jovens criaram um movimento anárquico e agressivo e se definiram como uma cultura de rua urbana da juventude anti-moda.
Surgia pela primeira vez o movimento PUNK.
uma questão de estilo do que moda no sentido popular do termo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.