PORTO ALEGRE EM FOCO

domingo, 14 de setembro de 2014

PADRONAGEM JEANS








Em 1567, surgiram os termos "genoese" e "genes" para se referir às calças usadas pelos marinheiros da cidade de Gênova....

...Elas eram fabricadas na cidade de Nimes, na França. 
Em 1792, a indústria têxtil de Maryland, nos Estados Unidos, popularizou o uso de um tecido de algodão trançado que chamaram de "denim" por ser semelhante ao tecido fabricado em Nimes (o nome "tecido de Nimes" acabou sendo abreviado para apenas "denim").  Em meados do século 19, os tecidos de Maryland, na cor marrom, passaram a ser utilizados como cobertura de carroças durante a corrida do ouro na Califórnia.



Foi quando o empresário alemão-estadunidense Levi Strauss, ao não conseguir vender seus tecidos na Califórnia por saturação do mercado, teve a ideia de criar um novo uso para o tecido: a fabricação de calças, que eram mais resistentes que as calças então usadas pelos garimpeiros. 

Levi Strauss


No início, foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. 

Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi, originalmente, destinado a roupas de trabalho. 


Em 1860, foram adicionados botões de metal. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocado neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis. 




O primeiro lote das calças tinha, como código, o número 501, que acabou nomeando 
o modelo mais clássico da empresa. 



Em 1886, foi adicionada a etiqueta de couro e em 1910, foram adicionados bolsos traseiros. A partir de então, cada vez mais os trabalhadores passaram a usar o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. 





Peças de jeans são artigos de confecção têxtil destinado ao vestuário que usam, como matéria-prima, tecidos denim. 
Denim (ou brim) é um tipo de tecido de algodão em que somente os fios do urdume são tingidos com corante anil. É a matéria-prima para a fabricação do jeans.



E falando em corante, o que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloração azul, que surgiu por volta de 1890, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando-lhes a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. 

Indigofera suffruticosa ou Indigofera anil ( Indigus )


Só para exemplificar, convém destacar que a partir da destilação do Indigus obteve-se uma substãncia cuja referência ao nome científico da planta, esse corante passou a ser chamado de “anilina” também batizado de anil.
A anilina está na classificação das aminas aromáticas, que são compostos importantíssimos para a fabricação de corantes. 
Corantes a base de aminas aromáticas





O jeans só passou a ser utilizado no dia a dia no século XX, quando teve seu uso popularizado pelos cowboys dos filmes , por astros do cinema e da música como James Dean, Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley e pelos hippies como símbolo de contestação e rebeldia.

Cowboys

Marilyn Monroe e James Dean

Marlon Brando

Elvis Presley


O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi Calvin Klein na década de 1970. 

Calvin Klein e seus  modelos


Podemos considerar que o grande feito do jeans foi o caráter democrático do produto: tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul. O jeans ganhou outra conotação quando, dentro de sua composição, foi adicionado o elastano, assim dando um melhor caimento. E, depois, houve a inclusão do algodão, com o poliéster e o elastano adicionando, à praticidade do jeans, o brilho do poliéster e o caimento perfeito do elastano.
Jeans com elastano



O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância. 
O estilo de calças rasgadas também é conhecido como "Bear Wear Band". É um estilo que visa a unir o novo ao velho. A parte frontal da calça passa por um teste de desgaste e, depois, é unida à parte traseira intacta.



Há vários tipos de lavagens, modelos, cores e formas na fabricação do jeans, para agradar a todos os gostos em estilos e tamanhos.

Desde que ele foi criado, passou por várias transformações e adaptações, começando pelo guarda-roupas....


...masculino


...ganhou uma legião no público jovem

...brilhou nas passarelas tanto nelas,

...como neles

Ganhou os continentes...



Seja no tamanho...

...seja na idade,


...o jeans é a janela universal do mundo fashion.

...a linguagem das filosofias


...a linguagem da arte,



...criando formas e contrastes.


Assim é o Jeans com seus adeptos e amantes, fazendo história, atravessando a linha tênue do tempo para marcar uma época cheia de transformações onde a maior mundança....



.....começou pela grande ideia de um homem, 



movido pela necessidade de conquistar seu espaço.





E você, qual sua opção em matéria de Jeans?





Fonte de pesquisa sobre a história  do Jeans: Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...