PORTO ALEGRE EM FOCO

sábado, 2 de agosto de 2014

PADRONAGEM POÁ





Padrões e estampas sempre estiveram presentes na história da humanidade.
Seja por tradições culturais, simbologias e até significados comuns, eles cruzaram a linha do tempo sendo repaginados pelas escolhas individuais e coletivas das pessoas em todo o mundo.

A padronagem poá (também chamada de polka dot ) consiste em um formato geométrico de círculos preenchidos de uma cor sólida, ou como se diz popularmente: "bolinhas".





Por ser uma estampa versátil, simples e alegre e de certa forma lúdica, as bolinhas geralmente eram  mais vistas em roupas infantis, brinquedos e até móveis.




Normalmente, os tons clássicos desta padronagem sempre foram a combinação do branco e preto, entretanto a diversidade de tons vai muito mais além, principalmente
porque o padrão começou a aparecer em um contexto mais amplo no mundo da moda. 





HISTÓRIA
Podemos dizer que o poá não tem uma única vertente, portanto vamos abordar sua história de uma forma mais conceitual do que cronológico.

O nome da padronagem ganhou uma conexão maior por compartilhar a popularidade da tão conhecida dança (a polca ) sendo pronunciada até então como polka dot.
A polka apareceu por volta de 1800 como um gênero de música popular em muitos países da Europa. Mas, segundo o Dicionário Etimológico Oxford, polka também significa "mulher polonesa" ou seja forma feminina que corresponde a polak.
A estampa foi popularizada com este nome, mas a realidade está mais para o apelo comercial que o nome "polca" gerou na época.


ORIGEM
Observem que a estampa recebe o nome de poá, polka dot e, também, pettit-pois ( que pronuncia-se petipoá ).
É justamente o Pettit-pois que dá a origem ao nome das bolinhas e, praticamente, ninguém menciona isto.
Petti-pois significa "ervilha" ou traduzindo "pequenas bolinhas". É claro que partindo deste ponto de vista, fica fácil entender a associação do nome à forma geométrica que ficou tão conhecida e está entre as 7 estampas mais famosas, principalmente no mundo da moda.




NA ARTE
Há quem considere a estamparia como uma arte, até porque as tendências de moda muitas vezes apropriam-se de estilos, motivos e desenhos das artes plásticas,
como por exemplo: Yayoi Kusama, considerada uma das maiores artistas pop japonesas, cuja obsessão por pontos e bolas se tornou a marca da artista. 
Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde ela imprime sua característica 
usando e abusando da estampa poá.

Yayoi Kusama


Como ela mesma diz: "Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormenta em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. No entanto, eu também crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações.


 Alguns de seus trabalhos abaixo




NO CINEMA
Muitas celebridades, que marcaram época no mundo do cinema, serviram de inspiração e referência para a grande maioria das mulheres. O poá desfilou nas telas marcando uma época e criando ícones que são lembrados até os dias de hoje.





NA MODA
O mundo da moda, como sempre na direção da evolução, também apresentaria suas criações com esta estampa.
O renomado estilista Dolce & Gabbana, fazendo uso da estampa em uma de suas muitas coleções.




No mesmo segmento, vale ressaltar a diversidade comercial e a criatividade da estilista Carolina Herrera utilizando a estampa poá não só na moda como também em sua linha de perfumes, conforme abaixo:





EDITORIAIS

E como tudo na vida tem o apelo comercial, as revistas de moda são as que mais divulgam o que está ou será tendência no mundo fashion.







Embora o assunto aqui tenha sido " Origem da padronagem ", é importante destacar que o conceito de tendência, de uma forma generalizada na sociedade, parte das ideias de movimento, mudança, representação do futuro e evolução. Entre tantas histórias que remetem a origem das padronagens é inegável que a estampa poá é uma das mais femininas e versáteis.


Espero que tenham gostado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...