SUGESTÃO DE LEITURA :
SINOPSE:
Nem sempre inventar moda possui significado positivo. " Não inventa moda", dizem as pessoas, querendo deixar as coisas como estão, pois, para elas, mudanças são negativas e malvistas.
Para Dinah Bueno Pezzolo, inventar moda é uma necessidade humana.
Roupas e acessórios não apenas definem a imagem pela qual o indivíduo quer ser visto pela sociedade, mas também refletem momentos históricos importantes - a era vitoriana, as duas guerras mundiais, a emancipação da mulher e seu ingresso no mercado de trabalho e inúmeros outros exemplos.
Por dentro da moda: definições e experiências é um delicioso passeio pelo mundo da moda: sua gênese, a criação da alta-costura, adaptações durante períodos de crise, o prêt-à-porter, desenvolvimento de novos tecidos, estilistas, desfiles e Paris, ah, Paris...
O livro desfila diante dos olhos, ensina enquanto embevece, questiona enquanto entretém.
Ao final, deixa no leitor a vontade de abrir o guarda-roupa e inventar moda. Só um pouquinho.
O Senac São Paulo, instituição preocupada em formar e informar um público de moda, convida todos a ingressarem nesse mundo.
RSVP.
Sobre Dinah:
Jornalista, residiu em Paris em 1967 e 1968, onde se formou estilista-modelista.
De volta ao Brasil, tornou-se editora de moda e beleza do jornal O estado de S. Paulo, cargo que ocupou durante 33 anos.
A partir de 1995 começou a fotografar os desfiles internacionais de moda para edições especiais do " Suplemento Feminino".
Até 202 fez a cobertura internacional das apresentações do prêt-à-porter primavera-verão e outono-inverno em Milão e Paris, incluindo desfiles em Nova York e Londres.
Participou diversas vezes da banca examinadora dos trabalhos de conclusão do curso de design de joias da Faculdade de Santa Marcelina e do Instituto Europeu di Design ( IED), onde também proferiu palestras tendo como tema pérolas e tecidos. palestrou também no Sesc Carmo e na Federation Nationale d'Achats des Cadres ( Fnac) de Curitiba.
Este é seu quarto livro, tendo já escrito Moda fácil: guia de estilo para todas as ocasiões (2003), A pérola:história, cultura e mercado (2004) e Tecidos: história, tramas, tipos e usos (2007), ambos pela Editora Senac São Paulo.
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.